Cana-de-açúcar e colonização do Brasil: economia e poder

O início da colonização do Brasil esteve diretamente associado ao cultivo da cana-de-açúcar, que se tornou a principal atividade econômica da colônia, orientada para exportação e sustentada pelo trabalho escravizado.

 

O açúcar na ocupação colonial

A produção de açúcar foi uma das atividades que sustentaram a colonização portuguesa do Brasil. A partir do século XVI, colonos instalaram engenhos e ampliaram os canaviais para abastecer compradores europeus. Ao investir nessa produção, estabeleceram propriedades permanentes e ligaram áreas do litoral ao comércio atlântico.

Os portugueses ocuparam territórios habitados por povos indígenas e organizaram a exploração do trabalho escravizado. Proprietários e comerciantes lucravam com a venda do açúcar, enquanto trabalhadores submetidos ao cativeiro realizavam grande parte das tarefas. A Coroa cobrava tributos e apoiava a ocupação das regiões produtoras.



A experiência portuguesa no Atlântico

Antes de ampliar o cultivo no Brasil, os portugueses já produziam açúcar em ilhas atlânticas, como a Madeira e São Tomé. Nessas regiões, desenvolveram conhecimentos sobre o plantio da cana e sua transformação em açúcar. Também estabeleceram relações com negociantes que transportavam e distribuíam o produto na Europa.

Os colonizadores utilizaram essa experiência na América portuguesa. Trouxeram plantas e profissionais familiarizados com a fabricação, adaptando as instalações às condições locais. Para montar um engenho, precisavam reunir recursos para a construção e garantir trabalhadores que executassem as atividades agrícolas e manufatureiras.



Capitanias e concessão de terras

Na década de 1530, a Coroa intensificou a ocupação portuguesa por meio de expedições e da criação das capitanias hereditárias. Em São Vicente, Martim Afonso de Sousa organizou uma vila em 1532 e participou de iniciativas para estabelecer a produção açucareira. Os empreendimentos exigiam a permanência de colonos e a construção de instalações.

Os donatários, responsáveis pelas capitanias, podiam conceder sesmarias: terras entregues sob condições que incluíam seu aproveitamento. Em Pernambuco, Duarte Coelho distribuiu áreas e estimulou a instalação de engenhos. Os interessados que dispunham de recursos e relações com a administração tinham melhores condições de organizar as propriedades.

Os colonos avançaram sobre terras indígenas, provocando guerras e deslocamentos. Ao distribuir sesmarias, os representantes da Coroa reconheciam direitos aos beneficiados segundo as normas portuguesas, sobre territórios em que outras populações já viviam. Proprietários com grandes áreas e capacidade de investimento passaram a controlar parcelas da produção e do acesso à terra.



Pernambuco e Bahia como centros produtores

Os produtores encontraram condições favoráveis em áreas de Pernambuco e do Recôncavo Baiano. O clima quente e a disponibilidade de água permitiam o desenvolvimento dos canaviais. Em algumas dessas áreas, cultivavam solos férteis conhecidos como massapê, embora a produção também alcançasse terrenos com outras características.

A proximidade dos rios e dos portos facilitava o transporte. Os proprietários precisavam levar a cana até a moenda e enviar o açúcar para embarque, reduzindo os custos desses deslocamentos. No Recôncavo, produtores utilizavam a Baía de Todos os Santos para transportar mercadorias até Salvador; em Pernambuco, negociantes escoavam a produção pelo porto do Recife.



A organização dos engenhos

A palavra engenho podia designar o equipamento de moagem e, em sentido mais amplo, o conjunto da propriedade produtora. Além dos canaviais, os proprietários mantinham instalações para transformar o caldo em açúcar. Também precisavam de depósitos e espaços destinados à moradia dos trabalhadores.

Os trabalhadores cortavam e transportavam a cana até a moenda. Depois de extrair o caldo, aqueciam-no em caldeiras e tachos, retirando impurezas e concentrando o líquido. Nas etapas seguintes, colocavam o produto em formas e realizavam operações para obter açúcar com qualidades distintas.

Os responsáveis pela fabricação coordenavam tarefas que exigiam experiência. Mestres de açúcar acompanhavam o cozimento, enquanto carpinteiros e ferreiros reparavam equipamentos. Durante a safra, os trabalhadores enfrentavam jornadas prolongadas e acidentes na moenda ou junto às fornalhas.



O trabalho indígena e africano

Nos primeiros empreendimentos, os colonizadores empregaram indígenas escravizados em grande quantidade. Obtiveram trabalhadores por meio de capturas e guerras, utilizando justificativas coloniais para legitimar o cativeiro. Indígenas resistiram à exploração e ao avanço dos colonos sobre suas comunidades.

A partir da segunda metade do século XVI, proprietários das regiões açucareiras ampliaram a compra de africanos escravizados. Comerciantes transportavam pessoas pelo Atlântico e as vendiam para trabalhar nos engenhos e nos canaviais. A expansão dessa rede esteve ligada aos ganhos dos traficantes e à procura dos compradores brasileiros.

A exploração de indígenas continuou, com diferenças entre regiões. Os colonizadores utilizaram formas de trabalho que coexistiam e mudavam ao longo do tempo. Nas áreas açucareiras de Pernambuco e Bahia, a ampliação do tráfico aumentou a presença de africanos e de seus descendentes na produção.

Homens e mulheres escravizados realizavam tarefas agrícolas e trabalhavam no processamento da cana. Proprietários e feitores impunham castigos para exigir produção. Os trabalhadores reagiam com fugas e negociações, e fugitivos podiam formar mocambos, como os que se consolidaram na região de Palmares.



Senhores de engenho e lavradores de cana

Os senhores de engenho controlavam instalações caras e reuniam poder por meio da posse de terras e de pessoas escravizadas. Alguns participavam das câmaras municipais e mantinham relações com autoridades. Dependiam, porém, de comerciantes que forneciam crédito ou negociavam sua produção.

Os lavradores de cana também participavam dessa economia. Cultivavam áreas próprias ou arrendadas e levavam a colheita aos engenhos de outros proprietários. Conforme o contrato, entregavam uma parte do açúcar em pagamento pela moagem e pelo processamento. Alguns lavradores possuíam recursos e escravizados; outros enfrentavam maior dependência em relação ao senhor do engenho.

Os produtores disputavam preços e condições de fornecimento. Senhores precisavam receber cana suficiente para manter suas instalações em atividade, enquanto lavradores dependiam do acesso à moagem. Essas relações podiam gerar conflitos sobre o cumprimento dos acordos e a divisão do produto.



O comércio e os interesses da Coroa

Comerciantes compravam açúcar na colônia e organizavam seu transporte para os mercados europeus. Os negociantes financiavam operações e assumiam riscos relacionados às viagens. Em portos como Antuérpia e Amsterdã, outros agentes participavam do refino e da distribuição para compradores de diferentes regiões.

As autoridades portuguesas cobravam tributos e regulamentavam o comércio. Os produtores precisavam responder à procura externa e às condições impostas pelos intermediários. Quando os preços diminuíam ou os navios atrasavam, proprietários endividados encontravam dificuldades para pagar dívidas e manter as atividades.



Abastecimento e ocupação das áreas vizinhas

Os moradores dos engenhos dependiam de alimentos e de materiais produzidos em outras atividades. Agricultores forneciam farinha de mandioca, enquanto criadores de gado abasteciam as propriedades com animais para transporte e alimentação. Esses fornecedores mantinham relações comerciais com as áreas canavieiras e com as vilas.

Oleiros fabricavam formas de açúcar e materiais de construção. Trabalhadores retiravam madeira para reparar instalações e lenha para alimentar as fornalhas. Ao abrir canaviais e obter combustível, proprietários e seus trabalhadores derrubavam trechos de mata, ampliando a exploração dos recursos próximos aos engenhos.



O açúcar nas disputas com os holandeses

Comerciantes dos Países Baixos participavam da circulação do açúcar antes da conquista de territórios brasileiros. Durante a União Ibérica, iniciada em 1580, a Coroa portuguesa ficou sob o mesmo monarca da Espanha. As guerras entre espanhóis e neerlandeses passaram a atingir os negócios e os territórios portugueses.

A Companhia das Índias Ocidentais atacou Salvador em 1624 e conquistou posições em Pernambuco a partir de 1630. Seus dirigentes pretendiam controlar regiões produtoras e ampliar seus ganhos no comércio atlântico. Durante a ocupação, administradores negociaram com proprietários e concederam crédito para a produção.

As guerras destruíram propriedades e interromperam atividades. Os neerlandeses permaneceram em parte do Nordeste até 1654, quando foram expulsos. As autoridades portuguesas retomaram o controle das áreas ocupadas, mas continuaram enfrentando dívidas e disputas comerciais.



Concorrência e continuidade da produção

Na segunda metade do século XVII, produtores do Caribe ampliaram a oferta de açúcar nos mercados europeus. Nas colônias inglesas e francesas, também exploravam africanos escravizados em grandes plantações. Os vendedores do Brasil passaram a enfrentar maior concorrência e oscilações nos preços, além dos custos decorrentes das guerras e da tributação.

Os proprietários de Pernambuco e Bahia continuaram produzindo. Em outras regiões, cultivadores abasteciam mercados locais com derivados da cana. Durante o século XVIII, a mineração ampliou a procura por alimentos e por aguardente, e produtores açucareiros mantiveram relações com compradores dentro e fora da colônia.



Você Sabia?

• O açúcar podia sair das formas de barro como um bloco conhecido como pão de açúcar. As formas tinham aspecto cônico e uma abertura que permitia a drenagem nas etapas de purificação.

• O Engenho São Jorge dos Erasmos, na região de Santos, pertenceu à família Schetz, de negociantes estabelecidos em Antuérpia. Seus proprietários mantinham negócios em vários mercados europeus, ligando uma unidade produtora do litoral brasileiro a redes comerciais desde o século XVI.

 

 

Imagem de um engenho de açúcar em Pernambuco, obra de Frans Post

Engenho colonial de açúcar em Pernambuco, obra de Frans Post.

 

______________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Atualizado em 09/10/2026

 

Bibliografia indicada sobre o tema:

 

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo, Scipione, 1998.

 

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Veja também