Textos, imagens, documentos e resumos da História do Brasil


Revoltas Emancipacionistas no Brasil: resumo, causas e exemplos

Durante o período colonial, ocorreram vários movimentos que tinham como objetivo a emancipação brasileira.

Revolução Pernambucana: exemplo de revolta emancipacionista
Revolução Pernambucana: exemplo de revolta emancipacionista

 

O que foram

 

As revoltas emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal. Estes movimentos possuíam certa organização política e militar, além de contar com forte sentimento contrário à dominação colonial.

 

Causas principais

 

- Cobrança elevada de impostos de Portugal sobre o Brasil.

 

- Pacto Colonial - Brasil só podia manter relações comerciais com Portugal, além de ser impedido de desenvolver indústrias.

 

- Privilégios que os portugueses tinham na colônia em relação aos brasileiros.

 

- Leis injustas, criadas pela coroa portuguesa, que tinham que ser seguidas pelos brasileiros.

 

- Falta de autonomia política e jurídica, pois todas as ordens e leis vinham de Portugal.

 

- Punições violentas contra os colonos brasileiros que não seguiam as determinações de Portugal.

 

- Influência dos ideais do Iluminismo e dos movimentos separatistas ocorridos em outros países (Independência dos Estados Unidos em 1776 e Revolução Francesa em 1789).

 

Principais revoltas emancipacionistas:


Conjuração Mineira

 

Foi um movimento separatista ocorrido na cidade de Vila Rica (Minas Gerais) no ano de 1789. Teve como principal causa os altos impostos cobrados sobre o ouro explorado nas regiões das minas e também da criação da derrama. Teve como líderes intelectuais, poetas, militares, padres e até um alferes (Tiradentes). Tinha como objetivo, após a independência, implantar o sistema republicano no Brasil, criar uma nova Constituição e incentivar o desenvolvimento industrial. O movimento foi denunciado ao governo, que o reprimiu com violência. Os líderes foram condenados a prisão ou exílio. Tiradentes foi condenado a morte na forca. Saiba mais.

 

Conjuração Baiana


Foi uma rebelião popular, de caráter separatista, ocorrida na Bahia em 1798. Teve a participação de pessoas do povo, ex-escravos, médicos, sapateiros, alfaiates, padres, entre outros segmentos sociais. Teve como causa principal exploração de Portugal, principalmente no tocante a cobrança elevada de tributos. Defendiam a liberdade com relação a Portugal, a implantação de um sistema republicano e liberdade comercial. Após vários motins e saques, a rebelião foi reprimida pelas forças do governo, sendo que vários revoltosos foram presos, julgados e condenados. Saiba mais.

 

Revolução Pernambucana

 

Foi um movimento separatista ocorrido em Pernambuco em 1817. Teve como causas principais a exploração metropolitana e a cobrança de impostos sobre os colonos brasileiros. Teve a participação da classe média, populares, padres, militares e membros da elite. Motivados pelos ideais iluministas (liberdade e igualdade), os revoltosos pretendiam libertar o Brasil do domínio português e instalar o sistema republicano no país. Assim como os outros movimentos, foi reprimido fortemente pelas forças militares do governo. Os líderes foram presos e alguns participantes condenados à morte.

 

___________________________________

 

Artigo publicado em: 22/09/07 - Última revisão: 09/06/2021.


Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).


 

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

 

- FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1986.

- PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida – Brasil do Primeiro Reinado aos dias de hoje. São Paulo: Ática, 2004.

 

 

Bibliografia Indicada:

 

As rebeliões coloniais (coleção Para conhecer melhor)

Autor: Bellomo, Harry Rodrigues

Editora: FTD



Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2021 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.