Quem eram os capatazes e feitores nos engenhos coloniais?
Nos engenhos do Brasil Colonial, capatazes e feitores exerciam funções distintas na administração do trabalho, especialmente no controle dos escravizados.
![]() Pergunta e resposta sobre feitores e capatazes
|
Pergunta:
Quem eram os capatazes e feitores nos engenhos coloniais?
Resposta:
Os capatazes e feitores eram trabalhadores livres que trabalhavam para os senhores de engenho nas fazendas de açúcar na época do Brasil Colonial. O trabalho que eles faziam era recompensado com pagamento de salários. Muitos capatazes e feitores também recebiam moradia para eles e suas famílias dentro do próprio engenho.
Tinham a função de vigiar os escravizados para evitar fugas ou a prática de qualquer coisa não autorizada pelos senhores de engenho. Os capatazes e feitores deviam gerenciar o trabalho dos escravizados para a obtenção de máxima eficiência na produção de açúcar.
Os feitores e capatazes também aplicavam os castigos físicos nos escravizados, quando esses descumpriam alguma regra do engenho ou tentavam fugir.
Qual a diferença entre capatazes e feitores nos engenhos do brasil colonial?
Feitores: Eram responsáveis diretamente pela supervisão do trabalho dos escravizados no campo e na produção de açúcar. Geralmente, aplicavam castigos e garantiam que as ordens dos senhores de engenho fossem cumpridas.
Capatazes: Atuavam como subordinados aos feitores, auxiliando na manutenção da ordem e na execução das tarefas diárias, podendo também supervisionar trabalhadores livres e agregados.
_______________________________
Pergunta respondida por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
TEIXEIRA Jr., Luis Alexandre. O cotidiano da História - o engenho colonial. São Paulo: Ática, 1992.