Textos, imagens, documentos e resumos da História do Brasil


Segundo Reinado no Brasil - características

Principais características políticas, econômicas e sociais da História do Brasil no Segundo Reinado

Dom Pedro II: governou o Brasil durante o Segundo Reinado
Dom Pedro II: governou o Brasil durante o Segundo Reinado

 

Introdução

 

O período do Segundo Reinado foi de 1840 a 1889. Nessa fase histórica, o Império do Brasil foi governado por D. Pedro II.

 

Principais características do Segundo Reinado:

 

- Disputas políticas entre dois partidos políticos: o Liberal e o Conservador. Porém, D. Pedro II conseguiu conciliar bem os interesses desses dois partidos. Esses partidos eram constituídos, principalmente, por grandes proprietários rurais.

 

- D. Pedro II, no início do seu reinado, conseguiu debelar as últimas revoltas separatistas e garantiu a estabilidade política e institucional no país.

 

- Durante o Segundo Reinado, um dos principais eventos históricos foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). E D. Pedro II conseguiu liderar bem o Brasil, que foi um dos vencedores da guerra.

 

- Foi criado e implantado, em 1847, o sistema Parlamentarista. Porém, era D. Pedro II que indicava os principais cargos políticos do Império. Dessa forma, conseguia se manter no poder e alternar os liberais e conservadores nos principais cargos. Dessa forma, todo o sistema político brasileiro era controlado pelo poder Moderador, exercido pelo próprio imperador. Esse Parlamentarismo, bem diferente do que existia no Reino Unido, ficou conhecido no Brasil como Parlamentarismo às Avessas.

 

- Economia brasileira foi essencialmente agrária. Tinha como principal produto o café, plantado no Oeste Paulista e no Vale do Paraíba. Grande parte desse produto era comercializado no exterior.

 

- Na segunda metade do século XIX, o Brasil apresentou um significativo desenvolvimento industrial. Um dos principais investidores nesse setor foi o Barão de Mauá.

 

- As principais leis abolicionistas do Segundo Reinado foram: Lei Eusébio de Queiróz de 1850 (proibiu o tráfico de escravos); Lei do Ventre Livre de 1871 (não se tornavam escravos os filhos de escravas); Leis dos Sexagenários de 1885 (libertou os escravos com mais de 65 anos) e a Lei Áurea de 1888 (aboliu a escravidão definitivamente no Brasil).

 

- Manutenção do sistema escravista até 1888 (promulgação da Lei Áurea). Mas a partir de 1850, a mão de obra escrava começou a ser substituída, aos poucos, pelos trabalhadores europeus (mão de obra livre dos imigrantes).

 

- No final do Segundo Reinado começaram a surgir problemas políticos e econômicos, que ocasionaram uma forte crise no sistema monárquico do Brasil. Os fazendeiros escravocratas estavam insatisfeitos com a Lei Áurea; a economia sentia a elevada dívida externa gerada pelos gastos na Guerra do Paraguai; o alto clero católico deixou de apoiar D. Pedro II, que desrespeitou uma ordem do papa para que os católicos, que faziam parte da maçonaria, não deveriam receber os sacramentos; os militares estavam insatisfeitos com a desvalorização deles após a Guerra do Paraguai e também havia o desgaste do sistema monárquico, que já não atendia mais aos interesses das camadas médias da população (esses queriam democracia e um sistema republicano).

 

- Na década de 1880, ocorreu o crescimento o movimento republicano, que atuou fortemente no processo da Proclamação da República (15/11/1889).


Foto da Princesa Isabel e imagem da Lei Áurea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Princesa Isabel (Lei Áurea ao lado): abolição da escravatura (1888) foi um dos últimos grandes feitos do Segundo Reinado.



 

Artigo publicado em: 07/04/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).


 

Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:

 

- AMARAL, Sônia Guarita. O Brasil como Império. São Paulo: Editora Nacional, 2013.

- MAESTRI, Mário. Uma História do Brasil – Império. São Paulo: Contexto, 1997.

 

Bibliografia indicada sobre o tema:

 

O Império Em Procissão

Autor: Schwarcz, Lilia Moritz

Editora: JZE

Temas: Brasil Imperial, Primeiro e Segundo Reinado na História do Brasil



Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2020 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.