Consequências da União Ibérica para o Brasil
Resumo das principais consequências política e econômicas da União Ibérica para o Brasil
![]() Pergunta e resposta sobre a União Ibérica
|
Quais foram as principais consequências da União Ibérica (1580 – 1640) para o Brasil?
- Entre 1580 e 1640, em função de questões de sucessão real, a Espanha controlou politicamente Portugal. Dessa forma, o Brasil também passou a ser controlado pelos espanhóis.
- Uma das principais consequências foi que o Brasil passou a ter como nações inimigas todas aquelas que eram inimigas da Espanha, principalmente, Holanda, França e Inglaterra. Logo, nesse período, o Brasil sofreu a invasão dessas nações.
- Durante a União Ibérica, a aplicação do Tratado de Tordesilhas foi negligenciada, permitindo que os portugueses ocupassem terras a oeste da linha estipulada pelo tratado. Isso contribuiu para a ampliação das fronteiras do Brasil.
- A guerra entre Espanha e Holanda prejudicou o comércio de açúcar produzido no Brasil, afetando a principal atividade econômica da colônia. A ocupação holandesa em Pernambuco também interrompeu a produção e gerou uma crise no setor.
- Durante esse período, o Brasil permaneceu sob administração portuguesa, mas as decisões estratégicas e diplomáticas estavam subordinadas à Espanha. Isso reduziu a autonomia de Portugal nas questões internacionais.
- Devido às constantes ameaças de invasões, foi necessário reforçar as defesas do território brasileiro. Novas fortificações foram construídas, e as forças locais passaram a ser mais organizadas para proteger a colônia de possíveis ataques.
Você sabia?
As invasões holandesas foram as mais significativas. Os holandeses ficaram muito descontentes com a proibição, imposta pela Espanha, do comércio de açúcar entre o Brasil e a Holanda. Em função disso, os holandeses resolveram invadir o Nordeste brasileiro para controlar a produção do açúcar na região.
|
Desembarque das tropas espanholas na baía das Mós, Açores em 1583. |
____________________________
Pergunta respondida por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015.