Quilombos E Quilombolas - Resumo

História Dos Quilombos E Quilombolas, Vida, Organização, Como Se Formavam Os Quilombos

Zumbi : líder do Quilombo dos Palmares
Zumbi : líder do Quilombo dos Palmares

O que eram os quilombos


Os quilombos eram espécies de comunidades compostas por ex-escravos que fugiam das fazendas na época do Brasil Colonial. O período de maior formação dos quilombos foi entre os séculos XVI e XIX. 

 

Organização, economia e vida


Os quilombos tinham uma organização parecida com as aldeias africanas, de onde os quilombolas eram originários. Havia uma divisão de tarefas e todos trabalhavam. Um líder geralmente comandava o quilombo. Viviam, principalmente, da agricultura de subsistência e da pesca. Podiam viver de acordo com seus hábitos culturais africanos e praticar livremente seus cultos religiosos.

 

Quilombolas


Os quilombolas eram aqueles que habitavam os quilombos, ou seja, ex-escravos de origem africana que conseguiam fugir das fazendas e engenhos e buscavam moradia nestes quilombos.

 

Combate aos quilombos


Era muito comum os fazendeiros e senhores de engenhos contratarem homens armados para desfazerem os quilombos e capturar os escravos fugitivos. Ocorreram vários combates entres estes homens e os quilombolas durante o período colonial. Os quilombolas resistiam e, muitas vezes, protegiam o quilombo mantendo sua existência.

 

Quilombo dos Palmares


O quilombo que ficou mais conhecido foi o de Palmares. Teve como um dos principais líderes o ex-escravo conhecido como Zumbi dos Palmares.

 

Quilombos remanescentes

 

Até hoje, principalmente em regiões do interior do Brasil, existem quilombos. Chamados de quilombos remanescentes, eles são habitados por descendentes de ex-escravos. Uma das principais lutas dos quilombolas atuais é pela posse da terra.


 

Bibliografia Indicada:

 

 

REMINISCENCIAS DOS QUILOMBOS - TERRITORIOS DA
MEMORIA EM UMA COMUNIDADE NEGRA RURAL

REMINISCÊNCIAS DOS QUILOMBOS - TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA EM UMA COMUNIDADE NEGRA RURAL

Autor: Mello, Marcelo Moura

Editora: Terceiro Nome

Temas: Quilombos, Quilombolas, História do Brasil Colonial, Antropologia

 

Impressão Google+


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2005 - 2014 História do Brasil.Net Todos os direitos reservados.